[Download] "As Lutas de Classes na França" by Karl Marx * Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: As Lutas de Classes na França
- Author : Karl Marx
- Release Date : January 01, 1850
- Genre: Philosophy,Books,Nonfiction,
- Pages : * pages
- Size : 1034 KB
Description
Nesta obra, Karl Marx analisa um perÃodo longo e extremamente movimentado da história francesa, apresentando algumas experiências conceitualmente importantes da Revolução de 1848-1849 e seus resultados.
Ao aprofundar o desenvolvimento da teoria do Estado e da teoria da revolução, o filósofo alemão chega à consciência fundamental de que a realização da tarefa histórica da classe trabalhadora é impossÃvel no quadro da república burguesa, demonstrando que a ditadura do proletariado é uma fase de transição necessária para a abolição de todas as diferenças de classe, para a reconfiguração econômica da sociedade e para sua construção em uma ordem socialista.
Marx também trata detalhadamente da situação e do papel do campesinato, fundamentando a necessidade de sua aliança com a classe operária. Esta obra de Marx foi publicada pela primeira vez em 1850 como série de artigos na Nova Gazeta Renana, de Hamburgo, com o tÃtulo "1848 a 1849".
As Lutas de Classes na França adotam a perspectiva do materialismo histórico para mostrar como as noções de classes e de luta de classes, o Estado burguês, o poder polÃtico, a revolução social, os partidos e a ideologia são decisivas para a explicação das origens, da dinâmica, dsas contradições, dos impasses, da crise e da derrota da Revolução de 1848.
Karl Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 – Londres, 14 de março de 1883) foi um filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido.
A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a polÃtica — a compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção) e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante, embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos.
Elogiado e criticado, Marx tem sido descrito como uma das figuras mais influentes na história da humanidade, sendo normalmente citado, ao lado de Émile Durkheim e Max Weber, como um dos três principais arquitetos da ciência social moderna.